Bem-vindos de volta aos 80s

A década de 80 foi emblemática pelo estilo, moda, musica, cinema, televisão e muito mais.

 

Foi a década de ouro da animação, já não se fazem desenhos animados como antigamente.  desde As Misteriosas Cidades do Ouro, Transformers, Turtles Ninja, Tom Sawyer, Dartacão, Dartagna, e muito mais.

 

A década começa já com a segunda geração de consolas dominada pela Atari (1976-1983). Entre 1983 e 1990, vimos a terceira geração dominada pelos 8 bits, com o Sinclair ZX Spectrum, a Nintendo, a Sega Master System e a Commodore 64 na liderança.

Em 1987 inicia-se a quarta geração de consolas, com as 16 bits Super Nintendo e Sega Mega Drive (Genesis nos USA). Continuaram a dominar, entrando pela década de 90, até 1995, após dois anos do lançamento das 32 bits, quando ocorreu o inicio da quinta geração de consolas.

 

Na televisão as séries A-Team, Macgyver, V, Knight Rider, Soldados do Futuro, entre muitas outras. Não havia box tv com gravação e navegar 7 dias, mas quem tinha um videogravador VHS podia gravar os programas.

 

A tecnologia não tinha touch, mas botões de pressão (com molas e muitas vezes duros de carregar).

O mp3 não tinha sido inventado, mas a cassete audio era o suporte desta era, antes do Compact Disc ganhar terreno na década de 90.

Não haviam telemóveis ou câmaras digitais. Apenas haviam telefones fixos e cabines telefónicas. Quando se combinava um encontro, o primeiro a chegar esperava por o outro, sem haver forma de comunicar ou saber do outro enquanto esperava.

As impressoras eram de agulhas e os jornais a preto e branco. Não havia Internet e todas as noticias apenas eram conhecidas através de jornais, televisão e radio.

A televisão não emitia programas durante grande parte do dia, a RTP 1 e a RTP 2 tinham períodos de emissão encerrada com a exibição da mira técnica.

 

Shopping Centers não tinha as dimensões que hoje vemos, eram galerias ou centros comerciais, muitos nos pisos térreos dos prédios de habitação e escritórios. Os cinemas com salas cine-teatro eram dominantes, e com as badaladas antes da sessão ou do termino do intervalo.

 

A década de 80 teve a sua magia, quem a viveu percebe o seu significado, por isso este projecto tem como objectivo relembrar e dar a conhecer aos mais novos ou mais distraídos.

 

O Projecto

A ideia nasceu ainda no projecto iniciar.pt, mas mais recentemente ganhou nome e imagem, com o endereço web anos80.pt.

O projecto iniciar ficou para segundo plano e gik.pt assume a sua gestão de anos80.pt.

Hoje, anos80.pt é um projecto pessoal pelas mãos do geek de gik.pt. Espero que gostem.

%d bloggers like this: