Livros das Aventuras de Petzi

Com edição pela Difusão Verbo presente nos anos 80, e quem testemunhou esta década muito provavelmente se lembra do urso Petzi. Ele regressou em 2014 com nova edição pela Ponto de Fuga.

Agora com nova tradução, pela Ponto de Fuga, cada livro conta uma aventura de Petzi (um urso) e seu amigos: o pelicano Riki, o pinguim Pingo, o leão-marinho Almirante e a tartaruga bebé.

No entanto as histórias de Petzi não nasceram nos anos 80, nem 70, mas sim nos anos 50.

Foi na edição de 17/11/1951 do jornal Berlingske Aftenavis, que Carla e Vilhem Hansen tiveram a oportunidade de ver a sua tira de BD publicada. Era a primeira aventura de Rasmus Klump, o nome original e dinamarquês do urso Petzi, que adora panquecas.

A primeira história que protagonizou foi publicada no jornal Berlingske Aftenavis a 17 de novembro de 1951: uma tira com desenhos em quadradinhos e legendas por baixo (modelo que se mantém nas novas edições portuguesas). A série tornou-se popular num ápice.

Os criadores: Carla e Vilhem Hansen 

Já existem 12 volumes publicados, que não pude deixar de adquirir todos, a cerca de 2€ cada, com portes grátis e desconto 10% na wook:

Petzi

Podem também adquirir a coleção completa dos 12 volumes através dos links na geekstore:

%d bloggers like this: